NASCE O NOVO TEATRO DE ARAXÁ E REGIÃO

Teatro em obras

A obra de construção e montagem do teatro do Centro Cultural UniAraxá chama atenção pela sua imponência e simetria arquitetônica. Um espaço que enche os olhos de quem tem a oportunidade de conhecê-lo, mesmo antes da inauguração.

Todo o trabalho conta com a consultoria de arquitetura cênica da empresa Lazuli, de Belo Horizonte, que desenvolveu projetos de acústica, iluminação e cenotecnia. A arquiteta, Mariluce Duque, diretora da Lazuli, explica que a definição do teatro à italiana veio da necessidade de preencher uma lacuna na cidade de Araxá e micro região. Polo que não possue um palco para grandes espetáculos com esta tipologia. “Seu estilo é à italiana por apresentar a disposição do público de frente para o palco, que por sua vez, se fecha em caixa e comunica-se com a plateia através da boca de cena. É o palco mais difundido e o motivo da preferência está na sua praticidade para as montagens de cenário e iluminação. Além de possuir mais recursos técnicos e operacionais“.

Mariluce Duque

Mariluce Duque

O teatro terá 610 lugares, com o palco medindo 14 metros de profundidade e boca de cena com 13 metros por 7. Dimensões que darão flexibilidade para receber os mais variados espetáculos como dança, teatro, shows, apresentação de orquestras e eventos como as formaturas, comuns dentro da rotina do UniAraxá.  

O produtor cultural João Batista Santos, conhecido como Joãozinho Uirapuru, não vê a hora de o Centro Cultural ficar pronto. “Nesses 25 anos de atividades, inúmeras vezes tivemos que improvisar espaços para apresentações teatrais. Agora, teremos melhores condições de promover a formação humana através da arte”.

Joao Batista Santos e atores

João Batista Santos e atores

Nos fechamentos laterais foram colocados painéis com propriedades termoisolantes para melhorar a acústica. Os cuidados continuam até na cobertura. Entre as telhas a solução encontrada foram camadas de lá de vidro, para reduzir a propagação do som.

Para o músico Tiago Martins, Araxá e região ganharão muito com a inauguração do complexo.” Ter um local como este, com uma acústica de alta qualidade aliada ao conforto de um teatro aberto a comunidade será sem dúvida um privilegio para os músicos.”

Tiago Martins

Tiago Martins

O espaço terá acessibilidade e atenderá todas as normas técnicas do Corpo de Bombeiros, com tratamento acústico e utilização de materiais antichamas.  O Centro Cultural está previsto para ser inaugurado no primeiro trimestre de 2020. A construção é viabilizada graças a Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cidadania do Governo Federal em parceria com a CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.