O Centro Cultural será um marco na nossa história”, afirma reitor do UNIARAXÁ José Oscar de Melo

foto materia 2

“Orgulho e alegria de toda a comunidade do UNIARAXÁ. A sensação é de dever cumprido quando pensamos nos benefícios que o centro trará para toda a comunidade.“ Esses são os sentimentos do reitor do UNIARAXÁ, professor José Oscar de Melo ao ver o prédio do centro cultural sendo erguido.
O complexo terá mais de 6 mil metros de área construída. Contará com uma moderna biblioteca de 2.600 metros quadrados e um arrojado teatro com 500 lugares. O gestor do campus acredita que a estrutura poderá abrir portas para mais conquistas: “Abre a possibilidade para a vinda de novos cursos tecnólogos e de graduação, voltados para o setor. Com isso promovendo inclusão e gerando oportunidades. ”
O reitor destaca o papel importante desempenhado desde o começo pela CBMM- Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, patrocinadora do projeto através da lei Rouanet, do Ministério da Cultura. “Fica aqui registrado o nossos agradecimentos à empresa, que não mediu esforços para que a construção do centro cultural.”
No comando da Fundação Cultural de Araxá, entidade mantenedora do UNIARAXÁ e como vice-reitor, o professor Fabrício Borges Oliveira lembra que a obra ao longo do tempo foi conduzida por diferentes mãos. “É uma construção coletiva e democrática. Não só do UNIARAXÁ, mas principalmente da sociedade. É uma demanda que existia no município da parte educacional por espaços para desenvolvimento do conhecimento e da área artística. Além de receber espetáculos, shows e palestras, o diferencial é que o local estará aberto para receber mostras, exposições artísticas e culturais. ”
Fabrício entende que o complexo irá valorizar a área de inserção do UNIARAXÁ como um todo, abrigando ainda a comunidade em que ele esta inserido. “É conseguiremos isto fazendo com que o centro seja uma área de convivência permanente em termos de ações.”
Pensamento compartilhado pelo reitor José Oscar de Melo que destaca o papel desse novo centro do conhecimento de Araxá. ”Com o centro poderemos transmitir e gerar conhecimentos que antes não seriam possíveis de ser realizados no município, devido à falta de infraestrutura física adequada. Dando vazão ao setor artístico e cultural de Araxá e região que tem registrado expressivo crescimento.”