TECNOLOGIAS INOVADORAS JÁ SÃO REALIDADE NO CENTRO CULTURAL

paredao-arquitetos-centro-cultural

Quem passa pela Avenida Ministro Olavo Drummond, no setor oeste de Araxá, não imagina as novas tecnologias usadas na construção dos imponentes prédios que compõem o Centro Cultural. As modernas técnicas não são só estéticas, garantem mais qualidade e segurança ao complexo.
Na estrutura de sustentação, por exemplo, foi escolhido o sistema modelado de pórticos, em concreto pré-moldado, similar ao do jogo de montar Lego, que deu mais agilidade à obra.

obras-centro-cultural

O complexo tem mais de 6 mil metros de área construída e irá abrigar teatro e biblioteca. São dois edifícios em arquitetura contemporânea que se contrapõem e se completam.

patio-aberto
Como uma ágora grega, o pátio aberto convidará e reunirá o público vindo da Av. Ministro Olavo Drummond.

TEATRO

As paredes inclinadas da fachada são inspiradas nos paredões da Serra da Canastra, uma criação dos arquitetos Roberto Andrade e Roberto Maccheroni.

paredao-arquitetos-centro-cultural

O revestimento externo escolhido possibilita projeção de imagens e luzes, valorizando o ambiente. Nos fechamentos laterais serão colocados painéis com propriedades absorventes e termoisolantes, cobertos com aço galvanizado para melhorar a acústica do teatro. Cuidado que continua até nos mínimos detalhes. Na cobertura, a aplicação de telhas trapezoidais, chapas metálicas e entre elas camadas de lã de vidro, uma massa de fibras que reduz a propagação do som.

la-de-vidro
Lã de vidro utilizada na obra.

No arrojado teatro com capacidade para 630 pessoas a estrutura física aliada aos recursos técnicos e operacionais possibilitarão a montagem de grandes e pequenos espetáculos. Na lateral, quatro pavimentos abrigarão os camarins, salas de aquecimento e administração.

BIBLIOTECA

Já faz parte do passado a ideia de biblioteca como um lugar sombrio, que apenas guarda livros. Hoje esse espaço passou a ser ponto de convergência com opções interativas para todas as gerações. É com esse conceito que a biblioteca do Centro Cultural irá atender toda a comunidade de Araxá e região.
Para facilitar o acesso ao acervo e promover ainda mais o gosto pela leitura, entra em cena a tecnologia de ponta. A unidade está preparada para receber ferramentas de identificação automatizadas que vão permitir no futuro que o próprio usuário retire e devolva o seu livro sem depender dos funcionários. Isso será possível por meio de terminais de autoatendimento e autodevolução que funcionarão integrados ao software já adotado no UNIARAXÁ. Para isso, será preciso apenas um cadastro. “O sistema estará preparado para funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, proporcionando mais agilidade e praticidade”, esclarece a diretora da biblioteca Maria Clara Fonseca.

Bibliotecas

Além de aumentar em quatro vezes a área atual o novo local permitirá a renovação e ampliação de parte do acervo, composto hoje por 60 mil volumes e 30 mil títulos. Outra vantagem será as grandes aberturas em vidro com proteção acústica. O acesso à biblioteca é marcado por um hall de pé direito triplo, situado entre duas varandas térreas, que poderão ser usadas para eventos culturais.
O Centro Cultural está previsto para ser inaugurado no ultimo trimestre de 2019 e será adequado às normas de acessibilidade. A construção é viabilizada graças a uma parceria com o Ministério da Cultura, via Lei de incentivo a cultura, com patrocínio da CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.