Obra do Centro Cultural é referência para estudantes de engenharia

foto-materia-visita-cefet

Alunos do curso de engenharia civil do UNIARAXÁ transformaram o canteiro de obras do Centro Cultural numa extensão da sala de aula. No dia a dia, eles colocam em prática o aprendizado teórico e com isso ganham mais experiência para quando chegar a hora de ingressar no mercado de trabalho.
Laiz Roberta Rodrigues dos Reis está no nono período e faz estágio numa empresa que é responsável pela execução da alvenaria do teatro. Para ela, esse contato diário agrega importantes conhecimentos: “Com essa vivência, tomando decisões rápidas, a gente se torna um profissional proativo. E isso vai melhorar o meu comportamento profissional no futuro”.

E os ensinamentos aprendidos na construção voltam para ser aplicados em sala de aula, numa troca importante para o aluno. O estudante Luis Fernando Aguiar, do nono período, garante que a atuação no projeto fez aumentar o seu interesse pelo curso: “A gente passa a ter outra visão, ganha mais bagagem, entendendo melhor todos os processos”.

O prédio fica do lado do campus e beneficia também alunos do CEFET- Centro Federal de Educação Tecnológica, que tem uma unidade naquele setor da cidade. Guilherme Rodrigues de Melo estuda edificações e decidiu aproveitar seu tempo livre para fazer esse treinamento: “Eu penso um dia ser engenheiro e com essa experiência estou conhecendo várias áreas da engenharia e vendo com qual terei mais afinidade, para no futuro fazer a melhor opção”.
A grandiosidade da obra e as tecnologias inovadoras que estão sendo aplicadas chamaram atenção de alunos de outras cidades do estado. Amanda Fernandes faz engenharia no campus da Universidade Federal de Viçosa, em Rio Paranaíba, cerca de 140 quilômetros de Araxá.

A distância não foi problema para ela, que teve motivos de sobra para escolher o centro cultural para fazer seu estágio: “Aqui eles saíram do padrão de construir em concreto armado para usar métodos construtivos diferentes e isso para quem está estudando é uma grande oportunidade para aprender novas técnicas”.

O prédio do Centro Cultural está previsto para ser concluído em 2019 e será adequado às normas de acessibilidade. A construção é viabilizada graças a uma parceria com o Ministério da Cultura, via Lei Rouanet com patrocínio da CBMM- Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.