EXPECTATIVA. BIBLIOTECA DO UNIARAXÁ SE PREPARA PARA NOVA FASE NO CENTRO CULTURAL

CENTRO CULTURAL (6)

O processo de implantação do Centro Cultural UniAraxá caminha para a fase final e nesse contexto o prédio da Biblioteca será o primeiro a ficar pronto. Situação que já mobiliza os dois lados -funcionários e usuários. “O Centro será um espaço moderno, amplo e se tornará um ponto cultural muito importante para Araxá e região. Será a casa do leitor, sempre com grandes novidades” comenta Mariana Silva, funcionária da biblioteca.

Ansiedade é o sentimento do aluno Alfredo de Paulo Andrade Filho, do sétimo período de engenharia civil. “Não vejo a hora da obra ficar pronta. Teremos novos ambientes com mais comodidade e tranquilidade, o que vai ajudar nas nossas pesquisas. ”

CENTRO CULTURAL 2020 (8)

Com certeza nada vai faltar para os usuários. A nova unidade terá dois pavimentos com capacidade para 320 pessoas, espaço para 40 computadores, sala multiuso e de exposições, área de estudo e ainda uma brinquedoteca. Novos ambientes e serviços deverão ser implantados posteriormente, de acordo com a necessidade.

Porém, para que tudo fique pronto os preparativos para a mudança começaram no ano passado, com levantamento quantitativo dos equipamentos, móveis e acervos existentes.  “Fizemos um estudo para ocupar da melhor forma possível os espaços do novo prédio. Queremos otimizar todos os recursos disponíveis para ampliar a qualidade no atendimento à comunidade interna e externa”, explica a coordenadora da Biblioteca, Maria Clara Fonseca.

Maria Clara Fonseca

Coordenadora da Biblioteca, Maria Clara Fonseca

Atualmente, a biblioteca possui cerca de 60 mil livros impressos e a previsão é que esse acervo chegue a 70 mil no novo prédio.  Espaço não vai faltar, serão mais de 2 mil metros quadrados e a capacidade pode chegar a 100 mil livros.

Hoje os livros virtuais são mais de 12 mil e segundo a coordenadora, a tendência é que acervo virtual cresça mais que o convencional. “ A universidade é assinante de renomadas plataformas virtuais, que reúne várias editoras nacionais e internacionais. E isso agrega, constantemente, novos títulos e edições atualizando a base de dados. ”

TECNOLOGIA E CAPACITAÇÃO

A nova biblioteca começará a funcionar em 2021 e segue a linha moderna, com a proposta de ser um local de convergência com opções interativas para todas as gerações. Contará com o sistema de gestão Pergamum que é um dos softwares mais utilizados e indicados nesse segmento. O que traz grande vantagem aos usuários com a oferta de serviços remotos, facilitando o acesso rápido e eficiente à busca e à recuperação de informações. Ferramentas que poderão servir como suporte ao ensino a distância, que cresceu ainda mais com a pandemia.

O novo espaço exigirá uma equipe capacitada, já que atenderá públicos distintos e prestará serviços diferenciados. Maria Clara conta o que já foi feito para qualificar os colaboradores. “Como a tendência é ampliar cada vez mais os serviços automatizados, a equipe da biblioteca está aprimorando os conhecimentos na área da tecnologia da informação e comunicação”.

CENTRO CULTURAL (4)

O complexo do Centro Cultural contempla também um teatro com capacidade para 630 lugares numa área de mais de 3 mil metros quadrados. Todos os espaços foram adequados às normas de acessibilidade e segurança. Este importante equipamento cultural será um marco, um ponto de convergência do conhecimento e das artes para Araxá e região.

A construção está sendo viabilizada em parceria com o Ministério do Turismo, via de Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CBMM- Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.