Ainda falta mais de um ano para a conclusão de obra do Centro Cultural do UNIARAXÁ, mas a expectativa já é grande. Isso vale não só para a comunidade acadêmica como também para a cidade como um todo. Principalmente para os vizinhos da obra, ou seja, moradores e instituições que atuam no setor oeste da cidade.
O empresário Mário Marques, proprietário de um hotel ao lado do campus, é um entusiasta do projeto. Ele entende que a iniciativa dará novo impulso ao turismo, principalmente o turismo de eventos: “Estamos nos preparando para esta nova fase, com a possibilidade até de ampliar nosso hotel para atender o publico que irá utilizar esse novo espaço. E o fato de estarmos tão próximos é um ponto positivo para nós.”.
Empresário Mário Marques – Comerciante Jean Carlos
Que tem esse mesmo pensamento são os proprietários de bares e lanchonetes que atendem os estudantes do UNIARAXÁ. Para o comerciante Jean Carlos Catão o funcionamento do Centro Cultural vai trazer mais movimento e elogiou o trabalho feito no local: “Os prédios ficaram bonitos e eu gostei muito do revestimento branco que foi usado externamente”.
Bem de frente ao complexo, fica a Escola Estadual Armando Santos, que conta com mais de mil alunos. Segundo a vice-diretora Livânia Luiza de Paiva, a obra chamou atenção de professores e alunos. “No inicio a gente não sabia o que era e depois quando formos informados ficamos muitos felizes pelo novo espaço. Esperamos futuramente fazer uma parceria para poder usa-lo para palestras, atividades culturais e formaturas”.
Já o aluno João Guilherme está de olho na biblioteca do Centro Cultural: “Será importante tanto para mim como para os outros estudantes que moram no setor oeste, que não precisarão mais se deslocar até o centro para fazer suas pesquisas escolares”.
João Guilherme e Livânia Paiva, da Escola Armando Santos – Henrique Avelar- Dir. Cefet
Outra instituição de ensino que atua naquela região é o CEFET que sempre foi e é parceiro do UNIARAXÁ. E o Centro Cultural foi construído ali, bem pertinho. O diretor Henrique Avelar acredita que o novo espaço vai agregar muito e fortalecer a região como polo educacional e cultural. “O UNIARAXÁ está de parabéns e o CEFET se sente orgulhoso desse momento e espera também poder utilizar esse local para realizar seus grandes eventos”